Podcast Inclusive Luísa
Todo mundo cabe no mundo. E o mundo fica melhor quando todos cabem nele!
No podcast Inclusive Luísa, você vai ouvir entrevistas com muita gente bacana que se abriu para a diversidade e a inclusão.
O programa faz parte do projeto homônimo, lançado em 2020 pela AIC. O Inclusive Luísa tem como proposta convocar as pessoas a se abrirem à diversidade, por meio da produção de conteúdos informativos e educativos. A iniciativa mostra que condição humana é diversa e todos os sujeitos, quaisquer que sejam as suas especificidades, têm direito à cidadania.
O podcast Inclusive Luísa é realizado pela AIC - Agência de Iniciativas Cidadãs. Para conhecer mais sobre a nossa atuação, acesse: www.aic.org.br Nos acompanhe também pelo Instagram: https://www.instagram.com/aic_cidadania/
1º Temporada
Conversar com pessoas que se abriram à inclusão e à diversidade é o mote do podcast Inclusive Luísa, realizado pelo projeto homônimo da AIC- Agência de Iniciativas Cidadãs. A estreia nas principais plataformas digitais aconteceu no dia 21 de setembro, em celebração do Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência. A partir desta data, os oito episódios da primeira temporada foram ao ar semanalmente. Perdeu algum? Não fique triste, é só olhar nossa lista abaixo e maratonar essa temporada!
Luísa Camargos nasceu em 25/09/1993. E foi nesse dia que seus pais descobriram a Síndrome de Down. Como ela gosta de dizer, o cromossomo que ela tem a mais é de muito amor! No episódio de estreia do podcast Inclusive Luísa, conhecemos um pouco mais da história da primeira Relações Públicas com Síndrome de Down no Brasil e idealizadora desse projeto.
Mariana Rosa é jornalista, mãe da Alice e também uma mulher com deficiência, além de educadora e militante. Na conversa com a Luísa, Mariana contou um pouco sobre como o assunto inclusão entrou na sua vida e sobre os desafios e conquistas de ser mãe de uma criança com deficiência.
Alex Duarte é cineasta, autor de quatro livros, educador social e criador do projeto Cromossomo 21. Conversando com a Luísa, o Alex contou sobre o momento em que ele percebeu como o assunto inclusão precisava fazer parte da sua vida e sobre o caminho que ele vem trilhando desde então.
Fernanda Abreu é pedagoga e desde o começo dos estudos já se interessou pela área da inclusão. Seguiu estudando e hoje é mestre em formação de professores e Educação Inclusiva e está fazendo um doutorado na mesma área. O episódio 04 do Inclusive Luísa teve muita conversa também sobre o Programa SENAI de Ações Inclusivas, no qual Fernanda atua. Ela contou um pouco das experiências que já teve por lá e também comentou a sua percepção sobre a relação que o mercado de trabalho tem com as pessoas com deficiência.
Izabela Campos nasceu em Belo Horizonte que ainda na infância perdeu a visão. Hoje ela é atleta paralímpica e representa o Brasil em competições nacionais e internacionais no lançamento de disco. Como a história da Izabela é muito interessante, a conversa com ela foi dividida em duas partes. Nessa primeira, ela contou para a Luísa um pouco sobre sua história e vivência como uma pessoa com deficiência. Na próxima semana ela vai aprofundar nas suas experiências enquanto atleta paralímpica brasileira.
No episódio 05 você ouviu a primeira parte da conversa da Luísa com a atleta paralímpica Izabela Campos, na qual ela contou sobre sua vivência como pessoa com deficiência. O episódio 06 é dedicado exclusivamente às experiências da Izabela com o esporte, sua trajetória e experiências em competições. A entrevista foi realizada antes das Paralimpíadas de Tóquio, das quais ela participou.
Wilson Mingote tem trabalha em diversas áreas, como Turismo e Administração. Ao longo da carreira, a inclusão esteve presente desde trabalhos de conclusão de curso até em uma dissertação de mestrado. Na vida pessoal, Mingote também vivencia a inclusão de perto, já que tem um sobrinho com deficiência. Nesse episódio, Mingote conta sobre sua percepção da inclusão tanto profissionalmente quanto pessoalmente e também fala sobre melhorias e incentivos que devem acontecer para que a sociedade seja de fato inclusiva.
Neuza Loureiro foi a psicopedagoga que acompanhou a Luísa em seu processo de aprendizagem. Nesse episódio você vai escutar uma conversa entre elas que foi gravada em 2019. Como último episódio da 1ª temporada do podcast, essa conversa com a Neuza se torna uma homenagem a essa profissional que foi tão importante para o crescimento da Luísa e que já nos deixou.
2º Temporada
Olá!
Bem vindas e bem vindos ao podcast Inclusive Luísa! Eu sou a Luísa Camargos e essa é a nossa segunda temporada, cheia de boas conversas sobre inclusão e diversidade! Se você chegou por aqui agora, não deixe de conferir nossa primeira temporada também.
Nessa temporada, vamos ter oito episódios novos e começamos com uma conversa que eu tive com o Wallysson Santos de Castro, um jovem que, assim como eu, tem trissomia do 21.
Por causa da pandemia de Covid 19, essa entrevista foi realizada por meio de uma videochamada, que prejudica um pouco a qualidade do áudio. Mas fica com a gente, porque o papo foi muito bom!
Wallysson Santos é, assim como Luísa, um jovem com trissomia do 21. Nessa conversa, os dois contam um pouco sobre como é a rotina deles, o que mudou durante a pandemia de Covid-19 e os planos para o futuro.
Talita Pagani é cientista da computação por formação e atua na área de UX designer. Criadora do GAIA (Guia de Acessibilidade de Interfaces Web com foco em aspectos do Autismo), ela também é especialista em Interação Humano-Computador (IHC) e Acessibilidade Web para pessoas com Autismo, e se reconhece como uma pessoa neurodivergente. Nesse episódio, Talita e Luísa conversam sobre acessibilidade no universo digital e ainda sobre como o assunto precisa ser discutido dentro de empresas e espaços públicos.
Larissa Silva e Lorena dos Reis são fisioterapeutas que, no trabalho de conclusão de curso, fizeram uma revisão bibliográfica a respeito de mães de pessoas com paralisia cerebral. Na conversa elas contaram qual a relação de cada uma com a temática da inclusão e sobre o trabalho que realizaram.
Márcia Scigliano é psicóloga, especialista em terapia cognitivo comportamental e que também se interessa por outras abordagens. Atuante há 30 anos, nesse episódio ela e Luísa conversam sobre como a psicologia tem papel importante no desenvolvimento de pessoas com deficiência e também na construção de uma sociedade mais inclusiva.
Elizete Lisboa é uma professora e escritora com deficiência visual. Com vários livros infanto-juvenis publicados (Editora Paulinas e Editora Lê), Elizete preza pelas duas escritas em suas obras, a convencional e o Braille. Neste episódio, Luísa e Elizete conversam sobre inclusão na educação e a importância da acessibilidade a obras literárias.
Anita Cardoso é Relações Públicas com 30 anos de experiência na área e também mestre em Comunicação Social. Neste episódio, Luísa e Anita conversam sobre a relação do mercado de trabalho com pessoas com deficiência e também sobre como a inclusão é necessária para a construção de uma sociedade melhor.
Marina de Paula é musicista e toca flauta doce desde criança. Com mais de 10 anos de formação na área, ela também tem especialização em psicopedagogia e estuda musicoterapia. Na conversa que ela teve com a Luísa, falaram sobre a relação das duas com a música e como aprender e tocar um instrumento pode ser uma boa estratégia de terapia para muita gente.
Marisa Camargos é administradora e por muitos anos trabalhou em uma instituição de apoio a pessoas com deficiência e idosos. Quando descobriu que era mãe de uma criança com Síndrome de Down, não mediu esforços para que a filha tivesse todo o suporte necessário, tanto de especialistas, quanto da família.
3º Temporada
Adivinha quem está de volta? O Podcast Inclusive Luísa! Na 3ª temporada, você vai ouvir novas conversas sobre diversidade e inclusão!
A 3ª temporada do podcast Inclusive Luísa estreia no dia 21 de setembro, o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência. Estamos nas principais plataformas de áudio e no YouTube, com legendas.
No primeiro episódio da 3° temporada entrevistamos a Rafaela Lima que é uma pessoa muito bacana. Ela também tem um tio com Síndrome de Down e a relação deles é linda. Rafa, é jornalista, diretora e fundadora da Agência de Iniciativas Cidadãs e ainda faz doutorado e publica um monte de artigo sobre mobilização social e inclusão. Todo mundo cabe no mundo, inclusive a Rafa Inclusive a Rafa, com seus tornozelos que falham por causa do peso".
No segundo episódio da 3° temporada entrevistamos a Rebeca que é uma mulher jovem, advogada, modelo, influencer e palestrante. Rebeca também é uma pessoa com nanismo e muito ativa na luta anticapacitista. Todo mundo cabe no mundo, inclusive a Rebeca.
A entrevistada da vez é a Alice Camargos, ela é Engenheira e irmã da Luísa. Alice e Luh são super amigas e juntas realizam o projeto "Bagaceira" que promove lazer para pessoas T21. Todo mundo cabe no mundo, inclusive a Alice Camargos.
Essa entrevista foi gravada a distancia, durante a pandemia de covid 19, o que compromete a qualidade do áudio. Mas fica por aí e porque vale muito a pena. O entrevistado desse quarto episódio é o Anderson Coelho, ele é Atleta Paralímpico BH/MG e está em busca de motivação e apoio pra continuar acelerado. Acompanhe um pouco da história de vida do Anderson esse episódio. Todo mundo cabe no mundo, inclusive o Anderson.
Nesse episódio conversamos com Valéria Capreta que é professora de leitura e escrita da Luísa Camargos. Ela é pedagoga e trabalha com a inclusão a partir de aulas individuais de casa que servem para apoiar a aprendizagem dos alunos. Além disso, Valéria trabalha com capacitação de professores, da própria escola e conscientização dos coleguinhas da sala de aula para a inclusão plena de pessoas com deficiência. Todo mundo cabe no mundo, inclusive Valéria.
A entrevistada do episódio de hoje é a Ivy Faria que com apenas 17 anos é influenciadora digital e faz muito sucesso falando sobre sua rotina e sobre inclusão. Que tal acompanhar esse papo de garotas T21? Todo mundo cabe no mundo, inclusive a Ivy Faria
O entrevistadpo do episódio de hoje é o Rafael Cavalcante que é atleta medalhista bicampeão da seleção brasileira de futsal e muito gente boa. Vamos acompanhar esse papo de Down para Down? Todo mundo cabe no mundo, inclusive Rafael
Nesse episódio conversamos com Bell Machado que é audiodescritora, professora, roteirista e narradora em museus, cinema e teatro. Todo mundo cabe no mundo, inclusive Bell Machado.
No último episódio da 3° temporada entrevistamos os irmãos Leonardo Gontijo e Eduardo Gontijo, fundadores do Instituto Mano Down. Léo é diretor do Instituto Mano Down e uma pessoa sem deficiência, já Dudu é músico e T21. O Instituto Mano Down é uma organização sem fins lucrativos, que promove a autonomia e inclusão de pessoas com síndrome de Down e outras deficiências. Todo mundo cabe no mundo, inclusive Léo e Dudu.
4º Temporada
Adivinha quem está de volta? O Podcast Inclusive Luísa! Na 4ª temporada, você vai ouvir novas conversas sobre diversidade e inclusão! E para essa temporada, além do diálogo com as pessoas que representam as lutas pelo respeito à diversidade e pelos direitos das pessoas com deficiência, vou conversar com outros parceiros que lutam contra o preconceito, acreditando que é possível promover a diversidade e construir uma sociedade inclusiva.
Adivinha quem está de volta? O Podcast Inclusive Luísa! Na 4ª temporada, você vai ouvir novas conversas sobre diversidade e inclusão! E para essa temporada, além do diálogo com as pessoas que representam as lutas pelo respeito à diversidade e pelos direitos das pessoas com deficiência, vou conversar com outros parceiros que lutam contra o preconceito, acreditando que é possível promover a diversidade e construir uma sociedade inclusiva.
No segundo episódio da 4° temporada entrevistamos o Walter Kumaruara jovem índigena, nascido na comunidade de Pedra Branca, região do Rio Tapajós, no Pará. Desde criança, ele se envolvia com as atividades do Projeto Saúde e Alegria, que realizava ações relacionadas à saúde, como atendimento médico e à informação. Seu trabalho desde então, vem apostando na mobilização das populações e na formação de agentes locais para a multiplicação de ações como a construção de fossas sanitárias, a criação de alternativas de tratamento da água, a difusão de cuidados em saúde preventiva entre outras. Todo mundo cabe no mundo, inclusive o Walter Kumaruara
A entrevistada do episódio de hoje é a Ana Cunha. Ela é uma das 100 mulheres mais influentes no ramo da mineração em nível global. Assim como Luísa Camargos, Ana é formada em relações públicas e atua como Diretora de Relações Governamentais e Responsabilidade Social da Kinross Brasil e está entre as sete mulheres reconhecidas com o prêmio “Mulheres Brasileiras que Fazem a Diferença 2022”! Todo mundo cabe no mundo, inclusive Ana Cunha
Nesse 4º episódio conversamos com Diego Pereira Ríos que é Uruguaio, irmão do Carlos, de 57 anos, pessoa com deficiência e, como ele mesmo afirma, tem sido um mestre em sua vida desde a infância. Diego também é escritor, professor de Filosofia e Religião no Ensino Médio. Mestre em Teologia Latino-Americana na UCA de El Salvador. Membro da RED CREA Cómplices Pedagógicos para América Latina e do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Superior (GEPES). Todo mundo cabe no mundo, inclusive o Diego Ríos e o seu irmão Carlos.
No último episódio dessa temporada, a conversa foi com mais uma convidada internacional. Nascida na Argentina, Anelice Ribetto, teve sua trajetória conduzida as terras brasileiras, onde vive e trabalha já há alguns anos. Ela é formada em psicologia pela Universidad Nacional de Córdoba/Argentina, doutora em Educação e Professora da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ. Pesquisadora procientista da mesma instituição, lotada no Departamento de Educação da Faculdade de Formação de Professores (UERJ/FFP/DEDU) onde participa de projetos de ensino, pesquisa e extensão na Licenciatura em Pedagogia e atua como professora efetiva na Linha Políticas, Direitos e Desigualdades do Programa de Pós-Graduação em Educação - Processos formativos e desigualdades sociais. Além de tudo isso, coordena o Coletivo "Diferenças e Alteridade na Educação" e faz parte do Grupo de Pesquisa Vozes da Educação (CNPq).
5º Temporada
Chega de saudade, o Podcast Inclusive Luísa está de volta e em formato especial!
Em comemoração aos 30 anos da AIC, nessa 5ª temporada preparamos para você muita novidade e conversa boa com pessoas que lutam contra o preconceito e mostram para a sociedade que nós cabemos no mundo e que é possível promover a diversidade e construir uma sociedade inclusiva.
Com uma temporada para lá de especial, o primeiro episódio traz um casal de amigos muito lindo que eu, Luísa Camargos conheci no Expedição 21 em 2022, um evento que reúne pessoas com Síndrome de Down. Estou falando dos maravilhosos Tathi Piacanstelli e Vinícius Streda. Eles se conheceram no Expedição 21 de 2018, se apaixonaram, casaram e hoje formam uma linda família. Estou superanimada para conhecer mais dessa história de amor. Você também ficou? Então dê o play e curta o quão linda e divertida foi essa conversa.
Todo mundo cabe no mundo, inclusive a Tathi e o Vini
No 2º episódio dessa 5ª temporada, vamos conversar com Vitória Mesquita, minha amiga Viti. A Viti é uma amiga que também fiz no Expedição 21, igual a Tathi e Vini do episódio 1. Ela é moradora de Brasília, tem 25 anos, foi quem mudou a definição de síndrome de Down do Google, é autora do livro “Atualiza SD” e também tem um podcast, assim como eu.
Todo mundo cabe no mundo, inclusive a Vitória Mesquita
O 3º episódio traz uma convidada muito talentosa, a Samanta Quadrado. Ela é atriz, influenciadora, youtuber e também desfilou pela primeira vez em 2023 na Escola de samba Paraíso de Tuiuti, no Rio de Janeiro. Essa paulistana que vive em terras cariocas leva beleza e alegria por onde passa. Afirma que está feliz por realizar seus sonhos e gostaria que todas as pessoas com deficiência também tenham seus espaços. Aproveitamos para fazer um agradecimento especial ao CCBB-RJ por disponibilizar o espaço para a gravação deste episódio do Podcast Inclusive Luísa. Todo mundo cabe no mundo, inclusive a Samanta Quadrado
Estamos quase no fim dessa temporada, mas, não sem antes conversar com João Vitor de Paiva que veio abrilhantar o episódio 4. Ele que é nascido em Goiânia, influenciador digital onde coleciona mais de 200 mil seguidores nas redes sociais é o primeiro estudante com Síndrome de Down a ingressar na Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO), cursando o terceiro ano de educação física e o primeiro conselheiro jovem com deficiência do UNICEF.
Todo mundo cabe no mundo, inclusive o João Vitor
Chegamos ao último episódio dessa temporada e esse é um episódio pra lá de especial. Em comemoração aos 30 anos da AIC, meus 04 anos atuando nessa instituição e pelos meus 30 anos de vida, unimos todas essas comemorações para contar uma história de luta e trabalho pela cidadania e contra o capacitismo. A AIC, assim como eu, defendemos e acreditamos que todo mundo cabe no mundo e nessa crença que nasce o Inclusive Luísa. Um espaço para mostrarmos ao mundo que cidadania se faz no coletivo, com empatia, alteridade e muito amor. Então vem com a gente conhecer essa história, unir-se a nós pela mobilização social em prol de uma sociedade que todos/as nós caibamos nele. Até a próxima temporada pessoal! Todo mundo cabe no mundo, inclusive a AIC que há 30 anos luta e trabalha pela cidadania.
6º Temporada
Chegou quem esperávamos! O Podcast Inclusive Luísa está de volta para mais uma temporada em formato especial!
Nessa 6ª temporada preparamos para você encontros e conversas com pessoas muito queridas e que mostram para a sociedade em suas ações cotidianas que o mundo é um lugar de todos e, que é mais que urgente e possível construir uma sociedade inclusiva.
Fique ligado que em breve disponibilizaremos os episódios por aqui!
Assistam nosso trailer para sentir um gostinho do que preparamos nessa temporada para você!
Neste episódio contaremos a história da Cia Ananda, uma companhia que desenvolve trabalhos voltados para a dança contemporânea, oficinas temáticas e criações de filmes e promove a inclusão através da arte, dança e expressão corporal. A conversa foi muito boa e rendeu vários assuntos e curiosidades por isso, foi preciso dividir em duas partes.
Na primeira parte do episódio conversaremos com Oscar Capucho, e dançarino ator que conta sua história e processo de se tornar um homem cego, em seguida teremos o depoimento da Anamaria Fernandes diretora artística e fundadora da companhia.
O 2º episódio dessa temporada traz a continuidade da história da Cia Ananda, a partir do olhar do produtor cultural e artista cênico, Samuel Carvalho, integrante da companhia. Além de contar um pouco mais sobre a Cia Ananda, seus projetos e espetáculos em cartaz, nosso convidado também compartilha sua história de vida, experiências e sua relação com a arte, dança e produção cultural voltada para uma perspectiva inclusiva.
Nesse O 3º episódio você encontrará uma conversa muito formativa com a Profa. Dra. Jane Ríos da Universidade Estadual da Bahia – UNEB. Jane que é coordenadora do grupo de pesquisa Diverso conta um pouco de sua história, trajetória acadêmica e de suas experiências como professora-pesquisadora no curso de formação docente e pós-graduação da universidade. Com diversas publicações relacionadas a diversidade e inclusão, a professora nos provoca a reflexão e ressalta a importância de uma formação docente voltada as práticas inclusivas bem como, ressalta a importância dos movimentos sociais para promoção de políticas públicas e garantia de direitos.