top of page
Buscar

2024, um ano que se despede deixando muitas realizações... Boas festas!

Dezembro é um mês que anuncia o fim de um ciclo, de uma etapa que se despede para anunciar um novo tempo. Eu amo essa época de fim de ano, pois é um momento em que reflito sobre as coisas que me aconteceram enquanto sonho e projeto novas realizações para o futuro. Além disso, é uma época muito festiva, e, como já sabem, amo festas e comemorações.


Pensando um pouco no que foi 2024 para mim, vejo que foi um ano de muitas realizações. Realizações que compartilhei com vocês por aqui e nas minhas redes sociais. Para destacar um pouco de tudo o que vivi, quero relembrar alguns desses momentos marcantes com vocês.


Dessa lista, começo contando sobre minha participação na ONU. Isso mesmo! Nos dias 21 e 22 de março, um importante evento aconteceu na sede da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova York: a 13ª Conferência do Dia Mundial da Síndrome de Down. Tive o privilégio e a honra de ser uma das representantes do Brasil nesse evento tão significativo. Amei demais! Mais detalhes sobre esse evento eu contei para vocês aqui neste site, na aba "Diário de Lu", no texto "Representei o Brasil na ONU". Convido quem ainda não leu a revisitar essa publicação.


Em abril, vivi a data que eu esperava ansiosamente desde 2023. Sim, esperei com entusiasmo o lançamento do meu livro autobiográfico "Todo mundo cabe no mundo de Luísa: a história da primeira relações-públicas com síndrome de Down no Brasil". A noite de lançamento foi, para mim, um momento indescritível. Recebi muitos amigos, familiares, seguidores e colegas de trabalho para realizar esse sonho junto com eles.


Em maio, fui convidada para participar da campanha "Arrume seu título", que promoveu a conscientização sobre a importância da participação de todo cidadão, inclusive as pessoas com deficiência (PCDs), no processo eleitoral brasileiro. É muito importante exercer nossa cidadania e lutar pelos nossos direitos.


Essa participação na campanha "Arrume seu título" me rendeu outros convites, como uma entrevista para a Globo Minas, em que falei mais sobre a campanha e sobre a importância de estarmos em dia com nossas obrigações eleitorais.


Outro convite marcante foi para uma entrevista à revista Viver Brasil, no Dia Mundial da Síndrome de Down. Com o título "Rompendo Barreiras", a matéria abordou os caminhos que venho percorrendo na construção da minha autonomia e na luta contra o capacitismo. Fiquei muito feliz em ter minha história compartilhada por eles.


Ainda em maio, participei do ABRAPCORP, apresentando mais um artigo nesse importante congresso de relações-públicas. Com essa participação, contabilizo meu quinto artigo apresentado no ABRAPCORP. Massa demais, né?


Viram só como maio foi intenso?


Depois de um mês tão agitado, em junho tirei férias merecidas, porque ninguém é de ferro, né? (risos)


Nessas férias, aproveitei o tempo com a família e viajei para a casa da minha irmã, nos Estados Unidos. Estávamos todos aguardando a chegada da minha segunda sobrinha, Ana. Foram férias mais do que especiais!


De volta às terras brasileiras, em julho, conquistei algo incrível: concluí minha primeira pós-graduação e apresentei meu TCC.


Agosto chegou trazendo a comemoração dos meus cinco anos como relações-públicas e também viagens de trabalho. Fui para Salvador, na Bahia, gravar três episódios da sexta temporada do podcast Inclusive Luísa. Foi uma experiência incrível viver tudo isso.


Setembro é o mês mais importante do ano, né? É o mês do meu aniversário! (risos) E o "setembrou" da Lu foi incrível. Além de comemorar meus 31 anos no dia 25, organizei um evento em parceria com a AIC e o CONRERP 3ª região para celebrar o Setembro Verde, mês em que se comemora o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência.


Outro marco superimportante para mim foi minha participação, nos dias 16, 17 e 18, no VIII Seminário Vozes da Educação, realizado na Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Enviei meu décimo texto acadêmico, escrito em parceria com Danusa Tederiche, intitulado "Inclusive Luísa: Histórias de Vida Como Caminho de (In)Formação e Mobilização Para Inclusão Social". Foi minha primeira experiência de viagem profissional feita sozinha! Isso mesmo: viajei sozinha de avião no dia 16 de setembro, e foi uma das experiências mais incríveis da minha vida.


Ah, outubro! Esse mês sempre traz um gostinho de orgulho e alegria, pois é quando comemoro meu aniversário de entrada na AIC. Este ano, comemorei meu quinto aniversário como AICer. Amo demais! Em outubro também lancei a sexta temporada do podcast Inclusive Luísa, que trouxe encontros e conversas superimportantes, empoderadas e especiais. Não deixem de assistir, está incrível!


Em novembro, intensificamos no Inclusive Luísa as discussões sobre conscientização e mobilização na luta contra o racismo. Um dos grandes destaques foi a formação para os colaboradores da AIC sobre "Racismo estrutural e institucional". O primeiro encontro foi incrível, e aprendi muito. Teremos outros encontros dessa formação, e achei a iniciativa extremamente importante. Além disso, está sendo desenvolvida uma política interna e um núcleo de Diversidade & Inclusão, do qual sou integrante. Sinto-me muito feliz em fazer parte desse trabalho, pois é nosso jeito de criar inéditos-viáveis (Freire).





E, com tudo isso que já aconteceu, chegamos a dezembro, quando encerramos a sexta temporada do podcast Inclusive Luísa e começamos a projetar novos sonhos para o futuro.


Desejo que 2025 traga muitas novidades para todos nós, para o Inclusive Luísa, para a AIC, para os AICers e para vocês. Que novos sonhos sejam sonhados e realizados. Que possamos seguir caminhando em busca da utopia, acreditando sempre que é possível melhorar o mundo, começando por nós mesmos.


Que tenham todos e todas um final de ano muito feliz e um ano novo ainda melhor!

Boas festas!

Beijos,

Luísa Camargos

2 comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
Convidado:
23 de dez. de 2024
Avaliado com 5 de 5 estrelas.

Luísa, vc arrasou em 2024!!! E tenh0 certeza de que vai ser ainda melhor em 2025!!!

Piedra.

Editado
Curtir

Convidado:
19 de dez. de 2024
Avaliado com 5 de 5 estrelas.

Quen linda trajetória em 2024!!! Que 2025 seja ainda mais brilhante e abençoado para vc!!!

Curtir
bottom of page