top of page
Buscar

Um setembro Verde com muita conquista, realização e comemoração!


Setembro por si só já é um mês muito especial para mim, pois ele marca datas que considero bastante importantes. Como já sabem, eu gosto de registrar as datas que me marcam de alguma forma e, sendo assim, começo destacando em setembro, o dia 21, que é considerado dia nacional de luta da pessoa com deficiência. Depois tem 25 de setembro que é o meu aniversário. Amoooooo comemorar a vida e fazer aniversário! Tem também o dia 26 de setembro que tem dois marcos importantes: é dia interamericano de relações públicas, minha profissão, e, dia nacional dos surdos. E não poderia deixar de mencionar que esse mês também é comemorado o “Setembro Verde", mês oficial da luta pela inclusão. Viu só quanta comemoração?!


Mas, setembro desse ano também reservou muitas conquistas na minha vida profissional, pois participei de dois eventos importantes para minha trajetória.


Nos dias 16, 17 e 18, aconteceu, na Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, o VIII Seminário Vozes da Educacão, evento para o qual enviei meu décimo texto acadêmico. Escrevi em parceria com a Danusa Tederiche o texto intitulado “Inclusive Luísa: Histórias De Vida Como Caminho De (In)Formação E Mobilização Para Inclusão Social" que em breve estará disponível nos anais do evento.


Para participar do Vozes, no Rio de Janeiro, eu precisei sair de Belo Horizonte e essa foi a primeira viagem profissional que fiz sozinha. Tem base! Isso mesmo. Eu viajei sozinha de avião na segunda-feira, dia 16/09, foi uma das experiências mais incríveis que eu já fiz.


Eu já havia viajado sozinha antes algumas vezes, em 2015, 2016 e 2017, todas para Salvador -Bahia, onde minha irmã morava. Mas viagem a trabalho, essa foi a primeira vez que fiz sozinha.


Eu madruguei 5:30h da manhã, e minha irmã me levou ao aeroporto. Lá, minha irmã me ajudou na hora do check-in e depois fui para o portão de embarque sozinha sem solicitar o serviço de acompanhante. Eu apenas tirava foto do portão e enviava para minha irmã, pelo celular, e assim ela ia me orientando. Passei por toda etapa sozinha, passei até pelo raio-x, depois me dirigi ao portão de embarque e entrei no avião. Fotografei tudo para minha irmã, menos o raio-x (rsrs). Cheguei ao Rio de Janeiro de manhã e no avião pedi ajuda a um outro passageiro para pegar a minha mala no bagageiro e ele me ajudou. Desci do avião e fui encontrar com a Rafa, diretora da AIC, que me aguardava no aeroporto. De lá seguimos juntas para Niterói, onde encontramos com a Shirley, outra companheira da AIC-RJ que participou com a gente do evento, fomos todas juntas participar do evento na parte da tarde, as 16h.


Participei das programações do evento e apresentei meu trabalho no dia 17/09 na parte da tarde. Foi bacana demais poder compartilhar minha história e ouvir as experiências daquelas professoras que estavam no seminário para pensar caminhos possíveis para uma educação inclusiva. Um encontro que provocava a pensar sobre Educação e Democracia na América Latina: a escola pública como um território de (re)construção Democrática como foi tema do seminário.


A Rafa precisou retornar antes do dia final do evento e eu fiquei por lá, pois só retornaria dia 19 de setembro. Para minha volta do RJ à BH, a Danusa, que trabalha comigo na AIC e, é do Rio de Janeiro, me levou ao aeroporto, me ajudou com o check-in e solicitou o serviço de acompanhante da companhia aérea (um direito garantido por lei para pcd) e assim embarquei chegando tranquilamente em BH onde meu pai me aguardava no aeroporto.


Eu me senti muito feliz em viver essa experiência de realizar uma viagem profissional sozinha, me senti com meu direito garantido e com autonomia para viver a minha trajetória profissional. Até falei isso para Rafa, quando ela estava no telefone com minha irmã contando que cheguei bem: “Autonomia que chama, né, minha filha!”



Na semana seguinte, mais precisamente no dia 24 de setembro, eu já tinha outro grande compromisso profissional, pois, realizamos o 1º Evento “Conexões pela Inclusão: Relações Públicas e Mobilização Social na Construção da Sociedade Inclusiva”, um evento organizado em parceria da AIC, onde trabalho como relações públicas e CONRERP 3, onde estou como diretora de diversidade e inclusão.


Além da atuar na organização do evento, eu fiz parte da roda de conversa para falar um pouco da minha trajetória de vida e profissional. O encontro foi marcado por momentos bastante emocionante e de muito aprendizado. Um destaque que faço daquela noite foi quando uma mãe de uma criança com Síndrome de Down pediu a palavra e relatou seus sentimentos em ouvir a minha história. Para ela, a minha história serviu de inspiração para acreditar e buscar caminhos e possibilidades para que seu filho, hoje apenas com 3 meses de vida, possa, assim como eu, construir uma trajetória promissora, autônoma e feliz. Eu fiquei muito feliz em poder contribuir de alguma forma, contando minha história, para que outras vidas sejam transformadas. Desejo para o pequeno Ângelo o mundo e tudo aquilo que ele desejar!


Bom, o encontro contou também com a participação do Henrique Dias, músico do Mano Down e nos divertiu bastante a um bom e belo som e, contamos também com mais companheiros na roda de conversa que abrilhantou a noite compartilhando suas experiências e histórias de vida. Para saber um pouco do que rolou, acesse o Instagram do CONRERP 3 que deixamos tudo gravado e disponível por lá.



Mas pensa que acabou? Ainda não. Dia 26 de setembro, ontem, fui participar como convidada no Projeto “Mano Convida” que contou com o show do Dudu do Cavaco, meu amigo, e do Chrigor (ex Exaltasamba). Para o evento, levei meu livro para compartilhar com o público e foi um sucesso. Foi uma noite incrível e o Dudu deu um show, ele arrasa no cavaquinho!



Hoje, dia 27 de setembro, vou aproveitar o sextou para fazer um rolê assistindo a peça “Oi, eu estou aqui!” da minha amiga Tathi Piancastelli. Estou muito animada e ansiosa para reencontrar minha amiga!


Mas, antes de setembro terminar, ainda vai dar tempo de mais uma agendinha. Vou participar no dia 30 de setembro, de uma disciplina na turma de pós-graduação "Diversidade e Inclusão em Gestão" na PUC, a convite da Malu Jimenez para compartilhar minhas experiências e meu trabalho na comunicação como relações públicas. Vai ser demais!


Bem, pessoal, esse foi um pouco do que rolou no setembro da Lu e estou pronta para o que chegará em outubro. Garanto para vocês, terá mais uma novidade. Aguardem!


Abraços carinhosos,

Luísa Camargos

1 Comment

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
Guest
Oct 31, 2024
Rated 5 out of 5 stars.

😍

Like
bottom of page